segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Estudantes com costas protegidas - a importância da mochila e postura adequadas (DECO, 2015)

Postura incorreta e mochila com excesso de peso são hábitos prejudiciais para a saúde são hábitos adquiridos desde muito jovens devido à quantidade de manuais escolares que transportam e a a cadeiras que se adaptam mal ao seu corpo. Quando a criança não se senta corretamente tem mais dificuldade em concentrar-se, podendo perder instruções dos professores e parecer inquieta. Uma postura correta melhora a concentração e a destreza manual.
Entre os 10 e os 12 anos, podem sofrer de alterações no alinhamento da coluna (escolioses) e/ou degeneração dos discos da coluna, pois a formação óssea ainda não está completa qualquer excesso pode prejudica-la.
Assim para "poupar" as costas das nossas crianças é crucial a mochila adequada e o seu transporte correto, evitando leva-la pela mão ou num só ombro. 
mochila deve ser adequada à estatura da criança e que não seja demasiado pesada quando vazia (mochila vazia não deve pesar mais do que meio quilo). Escolha mochilas de modelos anatómicos, com alças largas e acolchoadas.
A criança deve experimentar a mochila, por isso leve-a consigo às compras e deixe-a participar na escolha. Explique-lhe a importância da lista de compras e das escolhas conscientes e responsáveis, dentro de um orçamento previamente estipulado em casa. 
A mochila deverá ficar bem colocada nos ombros para proteger as costas. As alças devem acolchoadas e reguladas para que fique colocada acima da anca da criançaA mochila e respetivo conteúdo não devem exceder 10% do seu peso corporal, ou seja, para uma criança de 25 kg, a sua mochila deverá pesar no máximo 2,5 kg. O conteúdo da mochila deverá ser verificado diariamente para assegurar que ela transporta o que é necessário, no dia-a-dia. Ao arrumar o material, coloque os objetos mais pesados e volumosos, como os livros, na vertical, o mais próximo possível das costas. O peso deve estar bem repartido.
Escolha mochilas com bandas refletoras, caso o seu educando se desloque a pé, junto à estrada; com cinto regulável, para ajudar a distribuir o peso da mochila sem sobrecarregar os ombros e a coluna; com fivelas práticas resistentes para ajustar bem a mochila ao corpo; por fim, explique ao seu educando que deve usar sempre a mochila bem assente nos dois ombros.
Se optar por comprar uma mochila com rodas, verifique se esta é bem resistente e se o seu educando não estica demasiado o braço ou dobra o corpo ao puxar.
Fonte: DECO, 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário